17 de abr. de 2013

SED promove formação continuada sobre o SAEMS em Naviraí  dias 22 e 23/ 04

A Secretaria de Estado de Educação (SED) estará realizando a Oficina de Apropriação dos resultados do SAEMS 2012, o encontro acontecerá  na UEMS, em Navirai, com a participação dos diretores, diretores adjuntos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática e supervisores de Gestão das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino dos Município da jurisdição do NTE de de Navirai , Coronel Sapucai e Amambay.
A formação visa uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (SAEMS) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º (quando houver) anos do ensino médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática. Divididos em grupos e acompanhados por técnicos da SED das áreas da Avaliação, Coordenação Pedagógica e Projeto Jovem de Futuro, os profissionais das escolas realizam uma análise pedagógica dos resultados obtidos no último SAEMS. Separada por polos em todo o Estado, a capacitação termina em maio. 
No dia 21/5 acontece a parada pedagógica, prevista em calendário, para as escolas elaborarem um plano de intervenção pedagógica, a fim de melhorar os indicadores e, consequentemente a qualidade e a equidade do ensino oferecido na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Em virtude da natureza peculiar e da especificidade que o trabalho com a avaliação em larga escala requer, a SED priorizou os profissionais das unidades escolares como importantes colaboradores para coordenar os trabalhos e aplicar os testes do SAEMS, garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade nos resultados.
SAEMS - A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas pedagógicas de aprimoramento interno.

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