Foi realizada no dia 12 de julho no período matutino e vespertino na sala de reunião da Gerência de Educação, Cultura e Esportes, a Oficina Pedagógica com os temas Folclore e Dia do Estudante, para os Coordenadores e professores das salas de tecnologia da REME.
Apresentando como sugestão o Projeto Folclore: Resgatando Culturas, para ser trabalho com alunos da pré escola ao 5º ano, e, o Projeto Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos educandos, para ser trabalhado com alunos do 6º ao 9º ano.
A mesma foi conduzida pelos Multiplicadores do NTE Márcio Albino, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e pela Gerente de Núcleo de Educação Dagmar Santelli.
PROJETO Folclore: Resgatando Culturas
IDENTIFICAÇÃO
Denominação do Projeto:
Folclore: Resgatando Culturas
Órgão Coordenador e Órgão executor
Nome da Escola..................................
Idealização  e Elaboração:
Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Márcio Albino
Período de realização do Projeto:
16 a 22 de agosto
Responsáveis pela execução:
Coordenação e Professores STE
Público Alvo:
Alunos da pré escola a 5º ano
Duração:
Uma semana
Justificativa:
O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar gosto pelas musicas e danças culturais
Metodologia
O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série:
 Pré-escola 
Músicas folclóricas
- Ciranda      Cirandinha: Ciranda cirandinha vamos todos cirandar... 
-  Nesta Rua: Nesta rua, nesta rua, tem um      bosque... 
- Fui      no Tororó: Fui no Tororó beber água não achei... 
-  Cai Cai Balão: Cai cai balão, cai cai      balão na rua do sabão... 
-  Boi da Cara Preta: Boi, boi, boi, boi da      cara preta... 
-  Terezinha de Jesus: Terezinha de Jesus      deu uma queda foi ao chão...
Desenvolver atividades com cantigas:
- Explorar      o sites 
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597 http://criancas.uol.com.br/atividades/para-colorir---folclore.jhtm
- Assistir      os vídeos de cantigas na STE
·         Cantar
·         Brincar de roda no pátio
·         Ilustrar a cantiga
  E sempre ressaltando o Folclore.
1º ANO:
Brincadeiras folclóricas
Amarelinha
CABO DE GUERRA
PASSAR ANEL
CABRA-CEGA
ESCONDE- ESCONDE
Atividades antes de brincar:
·         Explorar sites 
·         Pintar desenho da brincadeira
·         Escrever nomes das brincadeiras
·         Pesquisar com pais e avós tipos de brincadeiras de sua infância
·         Brincar no pátio da escola
2º ANO:
Adivinhações
          Atividades a ser desenvolvidas:
· Explorar os sites
· Explorar os sites
      http://criancas.uol.com.br/atividades/para-colorir---folclore.jhtm
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7597
     ·        Leitura das adivinhações
     ·        Ilustração das adivinhações 
3º ANO:
Parlendas e Travas -línguas
Atividades para desenvolver com Parlendas e travas-linguas:
Atividades para desenvolver com Parlendas e travas-linguas:
-   Apresentação do Folclore através      de vídeo                                                            http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk 
-   Exploração dos  sites       
·         Leitura e interpretação de Parlendas e travas línguas 
·         Ilustração 
Sempre ressaltando o folclore
            4º ANO:
             Receitas de comidas folclóricas
·         Pé de Moleque 
·         Bolo de Batata Doce
·         Bolo de Fubá
·         Quindim
·         Mungunzá
·         Canjica
·         Pamonha
·         Maria Mole
·         Feijoada
·         Pão de Queijo
·         Churrasco
·         Arroz de Carreteiro
Atividades para ser desenvolvidas:
·         Apresentação do Folclore através de vídeo http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk 
·         Explorar os sites 
http://www.estudamos.com.br/ortografia/folclore.php   
·         Pesquisar as receitas na STE
·         Montar livros de receitas
5º ANO:
Lendas Folclóricas
Lendas Folclóricas
Saci-Pererê
Curupira
Mula-sem-cabeça
Boitatá
Lobisomem
IARA
Atividades para ser desenvolvidas:
- Apresentação do Folclore através      de vídeo http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk 
·         Explorar os sites 
·         Pesquisar  as lendas na STE
·         Leitura 
·         Dramatização ( dividir a turma em grupo para estar fazendo a dramatização de uma lenda)
As turmas terão 04 dias para desenvolver as atividades propostas.
Após o desenvolvimento das atividades os professores deverão selecionar as
melhores atividades para exposição no mural que será feito especialmente
para esse Projeto.
Para encerramento do projeto: Alunos reunidos no pátio da Escola:
As turmas terão 04 dias para desenvolver as atividades propostas.
Após o desenvolvimento das atividades os professores deverão selecionar as
melhores atividades para exposição no mural que será feito especialmente
para esse Projeto.
Para encerramento do projeto: Alunos reunidos no pátio da Escola:
ENCERRAMENTO DO PROJETO:
·         Alunos reunidos no pátio da escola para APRESENTAÇÃO:
1.           Pré – Escola: Uma música
2.           1º ANO: Uma brincadeira
3.           2º ANO: Três adivinhações 
4.           3º ANO: Duas parlendas e duas trava-línguas 
5.           4º ANO: nomes das receitas/figuras de pratos 
6.           5º ANO: Dramatização de duas lendas
Nesse dia se convida pais, alunos e professores para o encerramento.
OBS. Pode se oferecer algum prato típico no dia como CANJICA, PIPOCA.
PROJETO Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos Educandos
Denominação do Projeto:
Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos Educandos
Órgão Coordenador e Órgão executor
Nome da Escola........
Idealização e Elaboração:
Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Márcio Albino
Período de realização do Projeto:
Semana da Estudante
Responsáveis pela execução:
Coordenação e professor da STE
Público Alvo:
Alunos de 6º ao 9º  ano
Duração:
Uma semana
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Sabendo que desde os primeiros anos de vida, ainda bem pequenos, uma função certa do ser humano é ser estudante. Desde cedo já na busca pelo saber e assim se vão abrindo novos horizontes que o mundo e principalmente a escola apresenta a esses indivíduos.
No inicio se deparam com a convivência com outras pessoas, as primeiras brincadeiras, lições. Para uns uma fácil tarefa, para outros um caminho longo a ser trilhado.
Reconhecendo o valor de cada educando, cabe a escola ressaltar a valorização  e formação de cidadania dos mesmos.
E como no dia 11 de agosto se comemora o Dia do estudante, data que se para lembrar-se desse ser que é parte essencial para existência da escola, vamos por meio desse projeto ressaltar a sua importância e também valorizar, conscientizar e oportunizar momentos que se sintam valorizados e respeitos.
OBJETIVO GERAL
Valorizar e reconhecer o papel do Estudante como elemento fundamental para existência da Escola, proporcionando momentos de reflexão e descontração aos mesmos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar e promover situações      de reflexão sobre o ser estudante;
- Fortalecer os vínculos entre      Estudantes e a escola,
- Conscientizar sobre a importância      das escolhas certas para ser um vencedor,
- Debater sobre temas que envolva o      estudante 
Metodologia
O Projeto Semana do estudante: valorizando e conscientizando  nossos educandos será realizado por dia, durante a semana que antecede o dia do estudante.
O professor da STE fará parceria com professores docentes das disciplinas de língua portuguesa, artes e ensino religioso.
Juntamente com a coordenação preparar um mural para exposição das atividades desenvolvidas no projeto.
Publicação das atividades no Blog da escola
 
 
1ª Atividades a ser desenvolvidas  por ano
| Série/ ano | Atividades na STE | Atividades em Sala de aula | 
| 6º ANO | 
 
 | * Em sala de aula produzir frases   ilustradas  com a palavra ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção | 
| 7º ANO | 
 | * Em sala de aula  produzir Acrósticos com o titulo DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção | 
| 8º ANO  | 
 | * Em sala de aula produzir slogan com o   titulo DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção | 
| 9º ANO | 
 | * Em sala de aula produzir carta   enigmática sobre o dia do estudante  Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção | 
| OBS.   Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em   seguida da produção | ||
 2ª Atividade  a ser desenvolvidas por ano
| Série/ano | Atividades na STE | Atividades na Sala de aula | 
| 6º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é   fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você   pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica   Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir poesia com o   título  SER ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção | 
| 7º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é   fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você   pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica   Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir poesia com título   DIA DO ESTUDANTE Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo para a produção | 
| 8º ANO  | 1.Apresentação do vídeo Você é   fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você   pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica   Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir uma paródia com tema   Dia dos estudantes Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo  para a produção | 
| 9º ANO | 1.Apresentação do vídeo Você é   fruto de suas Escolhas 2. Discussão sobre o vídeo 3. Apresentação do vídeo Você   pode vencer 4. Discussão sobre o tema 4. Apresentação do vídeo Musica   Coração de Estudante | * Em sala de aula produzir uma paródia com tema   Dia do estudante Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio/grupo para a produção | 
| OBS.   Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola  logo em seguida da produção e apresentação   no pátio. | ||
3ª  Atividades a ser desenvolvidas por ano
Gincana dia do Estudante
4ª ATIVIDADE:
Encerramento do projeto com alunos reunidos no com apresentação:
1.    Poemas
2.    Paródias 
3.    Dança
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário