20 de set. de 2011

 Oficina Pedagógica: Bullying

Aconteceu ontem 19/09 no período matutino e vespertino na sala de reunião da Gerência de Educação, Cultura e Esportes, a Oficina Pedagógica com o tema Bullying, para os Coordenadores e professores das salas de tecnologia da REME.
Apresentando como sugestão o Projeto: Bullying!Tô Fora!
A mesma foi conduzida pelos Professores Multiplicadores do NTE Márcio Albino, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e pela Gerente de Núcleo de Educação Dagmar Santelli.


 

Título do projeto: Bullying! Tô Fora!
Tema: Bullying
Órgão Coordenador e Órgão executor: Nome da escola..........................
Idealização e Elaboração: Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Márcio Albino
Responsáveis pela execução:Coordenação e professor da STE
Público Alvo: Alunos de 1º ao 9º ano
Duração: Dois meses
PROBLEMÁTICA: A INCIDÈNCIA DO BULLYING EM NOSSA ESCOLA

JUSTIFICATIVA DO PROJETO 
Pela incidência do crescimento das práticas de violências, preconceitos e discriminação que se nota na sociedade e também na escola, torna um desafio para os profissionais da Educação e pais estar combatendo essas práticas.
Sabendo que muitas dessas práticas podem acarretar no educando dificuldades de aprendizagem e ainda pode desencadear traumas.
É função também da escola estar oferecendo subsídios para seus educandos se tornar cidadão responsável e crítico diante de circunstâncias que são apresentadas ao longo de sua vida.
Sendo assim justificamos a necessidade de desenvolver ações que dissemine o conceito de Bullying e seu contexto usando estratégias de conscientização a todo segmento da Escola.
Acreditamos que com a participação de todos podemos estabelecer nossas próprias normas e ações para erradicar o bullying em nossa escola, tornando a mesma um ambiente agradável e acolhedor que busca o respeito as diferenças seja ela qual for.
Por ser um trabalho complexo é necessário o empenho de todos na mudança de postura e no envolvimento nas ações proposta
 OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança de atitude, reconhecendo a importância da boa convivência, do respeito às diferenças, colocando em prática as boas maneiras e assim desenvolvendo atitudes solidarias com tendência para bem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·      Conscientizar os educandos sobre a importância da boa convivência enquanto educando, cidadão, amigo, filho
·      Esclarecer o que bullying
·      Reconhecer que o ser humano é um ser sociável e precisa exercitar a boa convivência com todos
·      Desenvolver nos educandos as boas maneiras
·      Resgatar o respeito pelas diferenças, aos mais velhos, ao pais, aos professores
·      Proporcionar um ambiente escolar acolhedor e seguro, sem preconceito e discriminação
·      Favorecer situações de compreensão e vivenciar os princípios éticos: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amor ao próximo, amizade, cooperação entre outros
·      Identificar possíveis agressores e vítimas 
Metodologia  
O projeto será realizado por Atividades.

1ª Atividade
1.   Criação do mural para exposição das atividades
2.  Apresentação de vídeos sobre o tema bullying
3.  Sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto
4.  Pesquisa de conceitos e ações de bullying e expor
5.  Produção de cartazes por série/ano por semana e exposição 
Exemplo: Semana1 - 9º ano.

2ª Atividade
1.   Trabalhar e explorar imagens sobre bullying com todos os anos
2.  Debate sobre o assunto
3.  Produção do contrato didático da sala – normas e regras (respeitar horário, diferenças, trabalho em equipe) por série/ano
4.  Entrevista com pais, tios, professores e outras pessoas (diferentes faixas etária) para uma determinada serie e depois construção do gráfico para exposição. Exemplo 7º ano
1.   Quais eram os apelidos mais comuns naquela época?
2.  Se sofreram com apelidos. Como lidaram com essa situação? Hoje na vida adulta, guarda algum rancor? Como se sente quando se lembra dessa época?
3.  Se alguém foi às “vias de fato” (agressão física) com os colegas que criavam e apontavam defeitos nos outros?
4.  Se teve alguém que sofreu bullying. Como agia diante dessa situação? Como era seu comportamento na sala quando era afrontado?
5.  Quais eram as brincadeiras de mal gosto?
6.  Ficaram marcadas em sua vida adulta?
Após a entrevista fazer um momento para discussão das entrevistas ( aluno vê para todos) ao final faz se uma conclusão da existência do bullying sempre que existe agressões, humilhações
OBS. Na semana seguinte, os jovens devem reunir o material obtido. O conjunto de narrativas dará a cada um a oportunidade de se identificar com os entrevistados e também de se colocar no lugar de quem é perseguido, achacado, discriminado, humilhado e ridicularizado ainda hoje.
Sugestão: momento para o professor mediar à discussão e ressaltar a auto-estima.

3ª Atividade
1. Trabalhar e explorar imagens sobre a importância da Amizade com todos os anos
2. Debate sobre o assunto
3. Formação de frases, slogans. acróticos
4. Exposição no mural

4ª Atividade
1.   Palestra com profissional qualificado sobre o assunto (alunos reunidos no pátio e/ou por sala)
2.  Redigir folder anti-bullying por uma determinada série/ano para exposição
Exemplo: 8º ano
3.  Revisão do contrato didático que deverá ser construído durante a realização do projeto por todas as turmas.

5ª Atividade
1.   Apresentação do filme que retrata o Bullying
Sugestão:
Mãos talentosas para 7º ao 9º ano
Moda Amarela para 4º ao 6º ano
Dumbo – Ed. Infantil ao 3º ano

2.  Debate sobre o assunto o filme
3.  Produção de texto tema: Bullying, to fora por todas as séries
Exemplo:
·     1º e 2º ano - desenho
·     3º ano – Frases Coletivas
·     4º ano – Frases ilustradas
·     5º ano, - Poesia
·     6º - Carta enigmática
·     7º - Listas de ações para evitar o bullying na escola
·     8º Folder
·     9º - Paródia
4.  Exposição dos melhores textos

6ª Atividade

5.  Encerramento do projeto:

·     8º ano – Leitura do Folder e distribuição para os alunos e convidados
·     9º ano – Apresentação de uma paródia
·     Dramatização da música Depende de Nós e A paz a gente faz (Todos os anos (montar uma equipe com alunos de todos os anos para representar a musica) –

·     Sugestões para encerramento:
6.  Alunos participantes do Projeto reunidos no pátio
7. Estender o convite a pais, coordenadores da gerência e multiplicadores do NTE.
RECURSOS

Vídeos sobre o tema
Imagens sobre o bullying
Filme sobre o tema
Internet para pesquisa
Computador para produção de folder

CRONOGRAMA
Indicado para dois meses ou mais

Referencias:

Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, ).


Nenhum comentário: