10 de ago de 2011


PROJETO SEMANA DA PÁTRIA


Este faz parte de uma série de Projetos Elaborados e Sugeridos pelos multiplicadores deste Núcleo de Tecnologia Educacional, aos Professores das STEs, para que estes repassem e auxiliem os professores Regentes a executá-los.
Contribuindo desta forma para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e disseminando o uso das tecnologias por meio de Projetos.
         
Título do Projeto: Semana da Pátria: A Cidadania se Faz a cada Momento
Órgão Coordenador e Executor
Escola _____________________________________
Autoria:
Maria Madalena Ribeiro Moleiro
Nelci Hasper
Professoras Multiplicadoras do NTE de Naviraí/MS

Período de realização do Projeto:
Semana da Pátria
Responsáveis pela execução:
Professor da STE, Coordenadores e Professores Regentes.
Público Alvo:
Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA
Disciplinas Envolvidas:
História, Geografia, Português, Artes e Educação Física
Duração:
Uma semana

JUSTIFICATIVA
As datas comemorativas, muitas vezes vão ficando esquecidas e perdendo seu verdadeiro significado, onde se prioriza o feriado e não a importância da data.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.   
Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·     Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de:
·         Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·         Refletir sobre o que é ser patriota;
·         Comemorar as datas cívicas do nosso país;
·         Incentivar o amor à Pátria;
·         Conhecer melhor a nossa história;
·         Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·         Incentivar o amor à Pátria;
·         Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
·         Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·         Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·         Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido ao longo da semana da Pátria, buscando envolver as disciplinas de História, Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Educação Física e/ou das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.
Para isso será apresentado antecipadamente o projeto aos professores da STE e coordenadores pedagógicos. O professor da STE, com o apoio da coordenação pedagógica buscará apoio para a execução das atividades junto aos professores regentes das referidas disciplinas.
No último dia, haverá uma comemoração especial (com a presença dos pais), para encerramento do projeto. Onde será feito as apresentações artísticas e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
 Após o encerramento do projeto, as ações serão publicadas no Blog e Site da Escola.
DESENVOLVIMENTO
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, danças, vídeos, entre outros.
Abertura:
29/08/2011- Hasteamento das Bandeira ao som do Hino Nacional e da Independência (com imagens Históricas da Independência). 
Hino da Independência com letra e imagens:
Pronunciamento da Direção Escolar sobre a Semana da Pátria.
17:00 h - descimento da Bandeira Nacional.
Ensino Fundamental I - Sugestão de atividades em sala de aula para 1º e 2º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
·         O que é a Pátria
·         O que aconteceu no dia 7 de setembro
·         A figura de D. Pedro I
·         Os símbolos da Pátria
·         O grito da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 1º e 2º Ano
Sugestão de atividades em Sala de Aula para  - Ensino Fundamental I - 3º, 4º e 5º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
    • O que é a Pátria
    • O que aconteceu no dia 7 de setembro
    • A figura de D. Pedro I
    • Os símbolos da Pátria
    • O grito da Independência
    • A vida no Brasil antes e depois da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 3º , 4º  e 5º Ano
Sugestão de atividades em sala de aula para - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
·         O que é a Pátria
·         O que aconteceu no dia 7 de setembro
·         A figura de D. Pedro I
·         Os símbolos da Pátria
·         O grito da Independência
·         A vida no Brasil antes e depois da Independência
·         O que é ser patriota hoje no Brasil?;
·         Cidadania - como colocá-la em prática?;
·         Como vive a maioria dos brasileiros?;
·         A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
·         A importância do voto.
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio:
  • Visitar o site: Exposição da Independência  - Mostra virtual sobre fatos importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
Sugestão de atividades na STE – Músicas:
·         Site com diversas sugestões de trabalhos com música, sobre o tema em questão: Dinâmicas e Atividades :
·         Música  Meu país de Zezé di Camargo e Luciano  música Raíz que fala desta terra produtiva (Brasilllll).  Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança ou peça teatral.
·         Música  AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso Cantora Gal Costa  Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança  ou peça teatral.
Música País tropical  Ivete Sangalo

Sugestão de atividades na STE – Vídeos:
·         A Independência do Brasil
·         Vídeo crítico sobre o Museu do Ipiranga e a independência
·         Vídeo dos museus e marcos históricos
·         Hino da Independência com letra e imagens
·         Hino da Independência
Outras Atividades:
·         Concurso do Hino Nacional - Paródia;
·         Coro falado;
·         Slogan;
·         Poesias;
·         Danças;
·         Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
·         Interpretação de textos;
·         Confecção de faixas;
·         Palavras cruzadas;
·         Caça-palavras;
·         Charge;
·         Seminário;
·         Debates.
Culminância/Comemoração:
  • Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
  • Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
  • Brasil sempre Brasil;
  • Apresentação de danças;
  • Dramatização de peças teatrais;
  • Exposição de textos e poemas;
  • Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
  • Gincana (conforme anexo II)
  • Jogral
  • Coro falado
  • Mensagem exaltando o Brasil
  • Cartazes
Recursos Tecnológicos Utilizados:
  • Computadores;
  • Projetor Multimídia;
  • Câmera Digital e filmadora;
  • Rádio;
Estratégias utilizadas:
·         Vídeo   
·         Músicas
·         Pesquisa
·         Discussão   
·         Leitura de texto.   
·         Trabalho de Grupo   
·         Produção de texto
·         Produção de Mural
·         Apresentação das Ações    
Recursos Humanos:
·         Todos os professores;
·         Voluntários;
·         Todas as turmas do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais.
·         Todas as turmas de EJA e Ensino Médio.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo. Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o relacionamento com os colegas.

2 comentários:

Anônimo disse...

BÁRBARO!!!

Anônimo disse...

muio bom, me serviu muito. obrigada pela contribuição, amigos. força, coragem e q DEUS os inspire cada vez mais