PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
Este faz parte de uma série de Projetos Elaborados e Sugeridos pelos multiplicadores deste Núcleo de Tecnologia Educacional, aos Professores das STEs, para que estes repassem e auxiliem os professores Regentes a executá-los.
Contribuindo desta forma para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e disseminando o uso das tecnologias por meio de Projetos.
Título do Projeto: Semana da Pátria: A Cidadania se Faz a cada Momento
Órgão Coordenador e Executor
Escola _____________________________________
Autoria:
Maria Madalena Ribeiro Moleiro
Nelci Hasper
Professoras Multiplicadoras do NTE de Naviraí/MS
Período de realização do Projeto:
Semana da Pátria
Responsáveis pela execução:
Professor da STE, Coordenadores e Professores Regentes.
Público Alvo:
Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA
Disciplinas Envolvidas:
História, Geografia, Português, Artes e Educação Física
Duração:
Uma semana
JUSTIFICATIVA
As datas comemorativas, muitas vezes vão ficando esquecidas e perdendo seu verdadeiro significado, onde se prioriza o feriado e não a importância da data.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.
Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de:
· Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
· Refletir sobre o que é ser patriota;
· Comemorar as datas cívicas do nosso país;
· Incentivar o amor à Pátria;
· Conhecer melhor a nossa história;
· Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
· Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
· Incentivar o amor à Pátria;
· Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
· Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
· Cantar e interpretar o Hino Nacional;
· Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
· Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido ao longo da semana da Pátria, buscando envolver as disciplinas de História, Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Educação Física e/ou das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.
Para isso será apresentado antecipadamente o projeto aos professores da STE e coordenadores pedagógicos. O professor da STE, com o apoio da coordenação pedagógica buscará apoio para a execução das atividades junto aos professores regentes das referidas disciplinas.
No último dia, haverá uma comemoração especial (com a presença dos pais), para encerramento do projeto. Onde será feito as apresentações artísticas e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Após o encerramento do projeto, as ações serão publicadas no Blog e Site da Escola.
DESENVOLVIMENTO
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, danças, vídeos, entre outros.
Abertura:
29/08/2011- Hasteamento das Bandeira ao som do Hino Nacional e da Independência (com imagens Históricas da Independência).
Hino da Independência com letra e imagens:
Pronunciamento da Direção Escolar sobre a Semana da Pátria.
17:00 h - descimento da Bandeira Nacional.
Ensino Fundamental I - Sugestão de atividades em sala de aula para 1º e 2º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
· O que é a Pátria
· O que aconteceu no dia 7 de setembro
· A figura de D. Pedro I
· Os símbolos da Pátria
· O grito da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 1º e 2º Ano
- Visitar o site: Exposição da Independência - Mostra virtual sobre fatos importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
- http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Plen/swf/Semana_Indepencia//exposicao.swf
- Historinha animada da Independência.
- http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/independencia.html
- Jogo dos Sete Erros – Independência
- http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6208
- Atividade para colorir
- http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/independencia-do-brasil.html
Sugestão de atividades em Sala de Aula para - Ensino Fundamental I - 3º, 4º e 5º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
- O que é a Pátria
- O que aconteceu no dia 7 de setembro
- A figura de D. Pedro I
- Os símbolos da Pátria
- O grito da Independência
- A vida no Brasil antes e depois da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 3º , 4º e 5º Ano
- Pesquisar na Internet:
- A figura de D. Pedro I;(BIOGRAFIA)
- http://www.historiabrasileira.com/biografias/dom-pedro-i/
- . Os Símbolos da Pátria;
- http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/Simbolos%20Nacionais.htm
- O quadro que retrata a Independência
- http://fotolog.terra.com.br/lourdes_eli:2
- Visitar o site: Exposição da Independência - Mostra virtual sobre fatos importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
- Trabalhar o mapa do Brasil - Monte o Mapa do Brasil
- http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/9515/MonteMapaJogo.swf?sequence=1
- Jogo para testar os conhecimentos sobre Independência
- http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2346
- Quiz para testar conhecimentos
- http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/independencia-quiz.html
- Dica de atividade
- http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html
Sugestão de atividades em sala de aula para - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
· O que é a Pátria
· O que aconteceu no dia 7 de setembro
· A figura de D. Pedro I
· Os símbolos da Pátria
· O grito da Independência
· A vida no Brasil antes e depois da Independência
· O que é ser patriota hoje no Brasil?;
· Cidadania - como colocá-la em prática?;
· Como vive a maioria dos brasileiros?;
· A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
· A importância do voto.
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio:
- Visitar o site: Exposição da Independência - Mostra virtual sobre fatos importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
- No portal Dia a dia educação conhecer melhor os fatos ocorridos através jogo da Independencia:
- http://extras.ig.com.br/infograficos/jogoindependencia/
- Quis sobre independência v7 de setembro
- http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1055
- Jogo para testar os conhecimentos sobre Independência
- http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2346
- Trabalhar o mapa do Brasil - Monte o Mapa do Brasil
- http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/9515/MonteMapaJogo.swf?sequence=1
- Conhecer os símblos Nacionais
- http://www.presidencia.gov.br/presidenta/simbolos-nacionais
- Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas; (Utilizar a STE para encontrar os significados)
- Criar hino Nacional Ilustrado (Utilizar um editor de texto)
- http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/hino-nacional-ilustrado.html
- Paródias - Pátria; (Na STE pesquisar conteúdos para embasar as paródias);
Sugestão de atividades na STE – Músicas:
· Site com diversas sugestões de trabalhos com música, sobre o tema em questão: Dinâmicas e Atividades :
· Música Meu país de Zezé di Camargo e Luciano música Raíz que fala desta terra produtiva (Brasilllll). Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança ou peça teatral.
· Música AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso Cantora Gal Costa Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança ou peça teatral.
Música País tropical Ivete Sangalo
Sugestão de atividades na STE – Vídeos:
· A Independência do Brasil
· Vídeo crítico sobre o Museu do Ipiranga e a independência
· Vídeo dos museus e marcos históricos
· Hino da Independência com letra e imagens
· Hino da Independência
Outras Atividades:
· Concurso do Hino Nacional - Paródia;
· Coro falado;
· Slogan;
· Poesias;
· Danças;
· Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
· Interpretação de textos;
· Confecção de faixas;
· Palavras cruzadas;
· Caça-palavras;
· Charge;
· Seminário;
· Debates.
Culminância/Comemoração:
- Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
- Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
- Brasil sempre Brasil;
- Apresentação de danças;
- Dramatização de peças teatrais;
- Exposição de textos e poemas;
- Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
- Gincana (conforme anexo II)
- Jogral
- Coro falado
- Mensagem exaltando o Brasil
- Cartazes
Recursos Tecnológicos Utilizados:
- Computadores;
- Projetor Multimídia;
- Câmera Digital e filmadora;
- Rádio;
Estratégias utilizadas:
· Vídeo
· Músicas
· Pesquisa
· Discussão
· Leitura de texto.
· Trabalho de Grupo
· Produção de texto
· Produção de Mural
· Apresentação das Ações
Recursos Humanos:
· Todos os professores;
· Voluntários;
· Todas as turmas do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais.
· Todas as turmas de EJA e Ensino Médio.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo. Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o relacionamento com os colegas.
2 comentários:
BÁRBARO!!!
muio bom, me serviu muito. obrigada pela contribuição, amigos. força, coragem e q DEUS os inspire cada vez mais
Postar um comentário