10 de mai. de 2010

Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA: Projeto Eratóstenes



O Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (Argentina), juntamente com o Laboratório Pierre Auger, Universidade Tecnológica Nacional, Regional Mendoza (Argentina) e a Associação Física Argentina, promovem o Projeto Internacional Eratóstenes, cujas atividades reproduzirão o experimento de Eratóstenes (um grego que, há mais de 2000 anos atrás, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes).
O Projeto Eratóstenes é divulgado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA e vinculado ao Programa Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Para participar, as escolas devem se registrar na homepage oficial do Projeto, que possui uma tradução em português, no período de 01 de abril a 10 de junho de 2010.
O site oficial do Projeto Eratóstenes é:
http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm
A medição ocorrerá entre 18/06/10 e 24/06/10 (de acordo com as condições climáticas e a gestão de cada escola), preferencialmente em 21/06/10, ao meio-dia solar.
Em 21/06/10, entre 9h00 e 16h00 (hora de Buenos Aires, sendo o igual ao horário de Brasília) ocorrerão videoconferências entre algumas escolas participantes para a troca de ideias, dados e comentários entre estudantes de diferentes países.

Fonte: Coordenadoria de Educação Básica. COEB/SED.

Nenhum comentário: