24 de nov. de 2010

PROFESSORA E ALUNA DA E. E. JOSÉ JUAREZ - ITAQUIRAÍ SE DESTACAM NA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA DE 2010



A Escola EE. Prof José Juarez R. de Oliveira - JJ, está em festa. No dia de 16 de novembro a professora Alessandra Aparecida Neves e sua orientada a aluna Letícya Grassi de Oliveira foram à capital paulista, onde participaram das semifinais da Olimpíada da Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro, na modalidade Artigo de Opinião, com o tema “O Lugar Onde eu Vivo”.
O artigo criado pela aluna sob orientação da professora retratou a difícil situação do povo “brasiguaio” que veio do Paraguai, expulso pelos campesinos, povo colono daquele país. Letícya abordou a situação de um modo geral, mas enfocou mais a questão da saúde, onde defende que o município não está preparado para receber esse contingente de pessoas e ter que dar assistência à saúde, à educação etc. Segundo a aluna, o atendimento dado para a população itaquiraiense já era difícil e, com aumento inesperado da população, a situação agravou-se ainda mais, principalmente, no que tange à doenças provocadas pela água contaminada, falta de higiene etc., e não é falta de vontade da administração municipal é um caso de calamidade pública.
Diante de tal situação, a aluna aponta como solução em seu artigo “que tanto o Estado quanto os municípios vizinhos deveriam ser solidários a esse povo e estender a mão para os problemas ali encontrados”.
O trabalho da aluna foi escolhido por uma comissão que o classificou como o melhor trabalho em nível de município. Já, na esfera estadual, o trabalho concorreu com centenas de outros do mesmo gênero, sendo assim classificado entre os três melhores artigos de opinião do Estado de Mato Grosso do Sul.
Alessandra e Letícya representaram não somente a escola JJ, nem o município de Itaquiraí, mas sim todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
O trabalho da Professora Alessandra não parou por aí, pois ela também foi premiada por ter produzido o melhor relato da região Centro-Oeste, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. Leia o relato neste link:
https://docs.google.com/document/d/1vBTAG-2dEWZrfYKPG_0zdeABKMzU0xb4Pq8cAKVxAc8/edit?hl=pt_BR&authkey=CI3YwdUD
Para ler mais sobre o assunto, visite o site da escola.

http://www.eejosejuarez.com.br/Jornal.php#


Nenhum comentário: