23 de out de 2014

PROJETO 
“OS GRANDES MATEMÁTICOS”


O objetivo do projeto “Os grandes matemáticos” foi levar os alunos do Ensino Médio pesquisar as descobertas dos grandes matemáticos e relacionar com os conhecimentos do cotidiano. Os matemáticos selecionados foram:  Pitágoras de Samos, Platão, Tales de Mileto, Bháskara, Leonhard Euler, Arquimedes, Gauss, Pierre de Fermat, Erastótenes, Blaise Pascal, entre outros.
A proposta deste projeto surgiu quando foi verificado pelos professores da unidade escolar, que a maioria dos alunos quando questionados sobre o porquê estudavam determinados teoremas, se esquivavam em responder. Partindo desta premissa, os professores da área de exatas acharam interessante unir o Ensino Médio e Ensino Fundamental com o intuito de sanar esse problema. Dessa forma, os alunos do Ensino Médio ficaram incumbidos de criar uma apresentação sobre a biografia e alguma (a) descoberta (s) dos matemáticos citados e apresentar para os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9).
A apresentação do projeto ocorreu no último dia 06 de outubro de 2014 nas dependências da Escola Estadual Antonio Fernandes, tendo como coordenadora do projeto a Profª. Jackeline Cerri da disciplina de Raciocínio Lógico. Houve parceria os seguintes professores colaboradores: Profº Gleison Jardim da Disciplina de Matemática, Profª. Glauce Angélica Mazlom da disciplina de Produções Interativas e o Profº. Alcione Antunes da disciplina de Filosofia, e ainda, tivemos a presença de professores convidados para compor a mesa de jurados: Profª. Nelci Hasper (NTE), Profº Margareth Inácio Pereira de Moraes e Profº Antonio Paulo. Também contamos com a presença da Profª. e Diretora Maria de Fátima da Silveira que parabenizou os alunos e professores envolvidos no projeto. Durante as apresentações os alunos foram avaliados quanto: organização, oralidade, clareza e domínio do conteúdo.
 Podemos afirmar que, a experiência foi válida, haja vista, que os alunos se empenharam ao máximo em realizar as apresentações, surpreendendo o público presente no evento (alunos, professores e convidados). Acreditamos que projetos como este ajudam os alunos a pesquisar, interagir com os colegas e professores, relacionar conteúdos curricular (teoria) para a prática (observar e usar no cotidiano). Por fim, são realizações como está que fazem o diferencial e marcam para sempre a vida escolar destes jovens.
Abaixo segue o link do site Giro Naviraí que esteve presente na cobertura do evento.





Nenhum comentário: