31 de ago. de 2011

Aluno da E.M.E.F. Professor José Carlos da Silva
conquista medalha de bronze referente à 
6ª olimpíada de matemática em 2010



29 de ago. de 2011

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil





Os professores da educação básica têm até 15 de setembro para se inscrever no Prêmio Professores do Brasil. Podem participar docentes das escolas municipais, estaduais, educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino. 
Serão selecionadas as melhores experiências nas categorias educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. o objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho dos professores que contribuam para a qualidade do ensino, além de resgatar e valorizar o papel dos docentes como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas exitosas e passíveis de adoção por outros professores e estimular a participação a participação do docente na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente da região e da categoria em que concorram, receberão a importância de 5 mil reais, além de troféus e certificados. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de até 2 mil reais.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Intel, Fundação SM, Instituto Votorantin, Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
 Inscrições e demais informações no site:

25 de ago. de 2011


Faça sua inscrição AQUI

TRABALHOS SELECIONADOS NO 
3° ENCONTRO DE PROFESSORES DAS STE


Divulgamos neste post, os trabalhos apresentados pelos Professores das STEs que representarão a Jurisdição do NTE de Naviraí no Encontro Estadual em Campo Grande, previsto para Novembro.


1° E.M. José Martins Flores (Naviraí) - Coleta de Papel: Mudança de Atitude.
2° E.E. 8 de Maio (Iguatemi) - Parodiando na Escola.


O NTE de Naviraí, parabeniza aqui, tanto estas escolas selecionadas, quanto as demais, que desenvolveram seus projetos com empenho e criatividade envolvendo as tecnologias em seu ambiente escolar.
Parabéns.


OFICINA DE MATEMÁTICA




No dia 24/08/2011 foi oferecida a Oficina Atividades Interativas: Deixando as Aulas de Matemática mais Atrativas, para os professores de Matemática  do  6º ao  9º ano da Rede Municipal de Naviraí.
Teve uma avaliação bem positiva, veja o resultado da Enquete abaixo:



 APRESENTAÇÃO
           A disciplina de Matemática tachada como pronta e acabada, fica longe da realidade do educando, tornando aqueles que entendem ou compreendem com facilidade os dotados de inteligência.
E é função do professor trabalhar com metodologias criativas para sanar essa idéia que matemática é para uma minoria.
Assim estamos propondo a inserção de atividades interativas na prática pedagógica que pode inovar as aulas de matemáticas, desenvolvendo habilidades e competências.
Acreditamos no potencial dos objetos de aprendizagem para oportunizar os educandos na construção de conhecimentos, uma vez que são nativos digitais.
E fica claro que o papel do professor quando utiliza de uma atividade interativa é de mediador e incentivador.
Assim como professoras multiplicadoras responsáveis pelas orientações do uso de novas mídias na educação esperamos que todo o participante ao explorar as atividades interativas que serão apresentadas nessa oficina descubra o potencial de cada um  e faça deles aliados para tornar suas aulas atrativas e motivadoras.

OBJETIVOS

Geral: Estimular o uso das atividades interativas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem
Específicos:
  • Explorar sites com atividades on line de matemática
  • Acessar e explorar atividades interativas
  • Avaliar o potencial das atividades interativas
METODOLOGIA
A oficina de matemática será desenvolvida dessa forma:

1º MOMENTO: Acolhida e mensagem de motivação
2º MOMENTO: Apresentação de vídeos com conteúdos para cada série/ano
3º MOMENTO: Exploração de sites
Sites Indicados para o 6º ANO

SÓLIDOS GEOMETRICOS
 Classificação de ângulos
 MMC
MEDIDAS DE CUMPRIMENTOS
FRAÇÕES, GRÁFICOS, TABUADAS SITUAÇÕES PROBLEMAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
JOGO SOMA DE FRAÇÕES

Sites Indicados para o 7º ANO

REGRA DE TRÊS SIMPLES
UNIDADES DE COMPRIMENTO
POTÊNCIAS: CÁLCULOS E EXPRESSÕES
SEMELHANÇAS, EQUAÇÕES, ESTATÍSTICAS
DIVERSOS - TODOS OS ANOS

Sites Indicados para 8º ANO

PRODUTOS NOTAVEIS
volume
EQUAÇÕES
 e variáveis. Simplificação de expressões com termos semelhantes
EQUAÇÕES
TODOS OS ANOS

Sites Indicados para o 9º ANO

TEOREMA DE PITÁGORAS
COORDENADAS - PLANO CARTESIANO
EQUAÇÕES DO 2ª GRAU E PROBABILIDADE
BANCO DE ATIVIDADES DE VÁRIOS CONTEÚDOS E SÉRIES
SIMULAÇÃO E APLICAÇÃO DP TEOREMA DE PITAGORAS

4º MOMENTO: elaboração de um plano de aula utilizando uma das atividades que foi explorada.
5º MOMENTO: Avaliação da oficina/dinâmica de encerramento


23 de ago. de 2011



Oficina de Matemática:
Atividades Interativas: Deixando as Aulas de Matemática mais Atrativas


Ministrantes: Maria Aparecida e Maria Madalena
Público Alvo: professores de matemática do  6º ao 9º ano
Local: NTE
Horários: Vespertino: 14h e Noturno: 18h

Sites indicados para o 6º ANO

SÓLIDOS GEOMETRICOS
CLASSIFICAÇÃO DE ÂNGULOS
MMC
MEDIDAS DE CUMPRIMENTOS
FRAÇÕES, GRÁFICOS, TABUADAS SITUAÇÕES PROBLEMAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
JOGO SOMA DE FRAÇÕES


Sites indicados para o 7º ANO

REGRA DE TRÊS SIMPLES
UNIDADES DE COMPRIMENTO
POTÊNCIAS: CÁLCULOS E EXPRESSÕES
SEMELHANÇAS, EQUAÇÕES, ESTATÍSTICAS
DIVERSOS - TODOS OS ANOS

Sites indicados para o 8º ANO

PRODUTOS NOTAVEIS
VOLUME
EQUAÇÕES
 e variáveis. Simplificação de expressões com termos semelhantes
EQUAÇÕES
TODOS OS ANOS

Sites indicados para o 9º ANO

TEOREMA DE PITÁGORAS
COORDENADAS - PLANO CARTESIANO 
EQUAÇÕES DO 2ª GRAU E PROBABILIDADE
BANCO DE ATIVIDADES DE VÁRIOS CONTEÚDOS E SÉRIES

18 de ago. de 2011

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE NAVIRAÍ REALIZA O
 3º ENCONTRO DE PROFESSORES DAS STEs


            Aconteceu ontem, dia 17 de Agosto de 2011, o 3º Encontro de Professores das Salas de Tecnologia Educacional das Escolas Estaduais e Municipais de Naviraí e dos Municípios jurisdicionados a este NTE.
Os professores puderem expor seus projetos e conhecer os projetos de várias outras escolas. Além da troca de experiências foram contemplados com duas palestras sobre a importância das Tecnologias na Educação, com as Professoras Célia Regina de Carvalho da UFMS e Fátima de Lourdes Ferreira Liutti da UEMS.
Nesta ocasião foi feita a premiação do 1º Concurso de Blog - EDUCABLOG, por avaliação e por enquete, conforme resultado:
Classificação por enquete:




Classificação por avaliação:




16 de ago. de 2011


Infraestrura de TIC nas escolas é insuficiente para atender demanda dos alunos
O CGI.br divulgou nesta terça-feira, 09/08, os resultados da primeira edição da Pesquisa TIC Educação, que identificou usos e apropriações da Internet banda larga na rotina de escolas públicas. Realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a TIC Educação entrevistou, ao longo de 2010, 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras.
Além da pesquisa quantitativa, o CGI.br iniciou com esta pesquisa uma análise qualitativa que será feita ao longo de quatro anos. Foram escolhidas 12 escolas, que serão monitoradas e terão sua evolução no uso da tecnologia detalhada ao final do período. Para a próxima edição da pesquisa, cuja apuração começa em setembro deste ano, serão incluídas ainda 200 escolas particulares.
A pesquisa mostra que 81% das escolas públicas urbanas possuem laboratório de informática. “Por outro lado, o cotidiano do ensino-aprendizagem atualmente se desenvolve principalmente dentro da sala de aula e não no laboratório de informática”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Um exemplo: 86% das escolas pesquisadas possuem computador instalado no laboratório de informática e conexão à rede. No entanto, diretores, professores e coordenadores pedagógicos consideram esta estrutura um fator de limitação: o número de computadores conectados à Internet e a baixa velocidade de conexão ainda são barreiras para a integração das TICs à educação.
Indo mais além, Juliano Cappi, coordenador da pesquisa, mostra que, apesar de 100% das escolas terem ao menos um computador e 92% contarem com acesso a internet, esse dado é relativo. Na média, cada escola pesquisada conta com 23 computadores, 18 em funcionamento e cerca de 800 alunos por escola. Isso significa que a infraestrutura chegou às escolas, mas ainda não atende aos alunos.
Há ainda mais limitações. Entre elas, poucos computadores por aluno, poucos computadores conectados e falta de equipamentos para alunos com deficiência. Mais que isso, apenas 4% dos computadores estão nas salas de aula. 88% na sala da coordenação ou direção e 81% nos laboratórios de informática, porém, só 52% delas têm monitores nos laboratórios.
Por conta disso, as atividades mais comuns com os alunos, como aula expositiva, interpretação de texto e exercícios práticos e de fixação do conteúdo, apresentam baixa incidência de uso do computador e da Internet. O uso da Internet como instrumento para organizar e mediar a comunicação entre professor e aluno e entre os alunos está entre as atividades que os professores menos utilizam (apenas 20%).
Em geral, professores mais jovens usam computador e Internet nas atividades realizadas com os alunos. Escolas públicas localizadas na região Sul apresentam o maior índice de utilização das tecnologias pelo professor em atividades com os alunos. Um exemplo é a atividade de “pesquisa de informações utilizando o computador e a Internet”, praticada por 56% dos professores da região Sul, enquanto o percentual para o total do Brasil é de 44%.
Para o professor, a principal limitação para maior uso das TICs na escola está relacionada ao seu nível de conhecimento sobre o uso das tecnologias. A maioria dos professores (64%) concorda que os alunos da escola sabem mais sobre computador e Internet do que o docente.
Para a maioria dos professores (75%), a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas vem dos contatos informais com outros educadores. Na perspectiva do docente, ele depende principalmente de sua motivação pessoal e da ajuda dos colegas para desenvolver habilidades no uso de computador e da Internet. 
A pesquisa completa está disponível para consulta em http://www.cetic.br/educacao/2010.

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS


Homenagem aos pais deste NTE que no momento, representaram todos os pais neste dia tão especial.


FELIZ DIA DOS PAIS.

11 de ago. de 2011

Escola Estadual Presidente Médici 
realiza Feira Cultural

A feira cultural desenvolvida, neste ano, pela Escola Estadual Presidente Médici apresentou o tema “Meio Ambiente – Intempérie e Sustentabilidade”. O tema envolveu vários assuntos interdisciplinares, de modo que todas as disciplinas estavam representadas por algum trabalho. Eis alguns subtemas que foram abordados: Literatura de Cordel; Vitaminas; Os quatro elementos: ar, água, fogo e terra; Estudo sobre o Nordeste; Biocombustível; Exploração da língua espanhola e da língua inglesa; Uso da garrafa pet na construção de brinquedos, móveis e utensílios, entre tantos outros.   
Fica aqui os nossos parabéns a toda comunidade escolar que se envolveu de forma brilhante para que essa Feira Cultural fosse um sucesso!
Equipe do NTE - Núcleo de Tecnologias Educacionais de Navir


10 de ago. de 2011

Oficina: Inovando a prática pedagógica com Atividades Interativas


No dia 09/08/2011 foi oferecida a Oficina para as professoras da Educação Infantil, 1º e 2º ano da Escola Municipal José Martins Flores.

Teve uma avaliação bem positiva veja o resultado da Enquete abaixo:



OFICINA: Inovando a prática pedagógica com 

                   Atividades interativas.
      
  PÚBLICO ALVO: Professores Regentes da Educação
                              Infantil, 1º e 2º ano do Ensino fundamental

 CONTEÚDO: Atividades interativas relacionadas aos conteúdos programáticos referentes à Ed. Infantil, 1º e 2º ano.

APRESENTAÇÃO
Existe uma necessidade de divulgação dos sites educativos aos professores para que mesmos possam inserir em sua prática pedagógica.
E pensando em sanar essa dificuldade estamos ofertando essa oficina, pois sabemos que a informática desperta um fascínio nas crianças e assim podemos trabalhar alguns conteúdos de forma lúdica e atrativa.
Dessa forma estaremos oportunizando aos professores refletir e inovar sua prática. Por meio dessa oficina pretendemos expor e explorar alguns jogos e atividades que poderão ser suporte para que o professor tenha variedades de sugestões para trabalhar de maneira lúdica e inovadora alguns conteúdos propostos.
É importante destacar que todas as atividades propostas nesta oficina foram desenvolvidas para que sejam trabalhadas com conteúdos da pré escola e  1º Ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
• Estimular o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para construção colaborativa de conhecimento e de aprendizagem;
• Oferecer aos professores da educação infantil, 1º e 2º ano o acesso a sites endereçados ao nível de sua turma.
• Propiciar a exploração dos objetos de aprendizagem e os sites educativos para que os mesmos façam parte da prática pedagógica de cada professor docente.
·   Orientar os professores na elaboração de aula, usando as atividades e os jogos oferecidos pelo site.
·    Discutir a importância de o professor oferecer aulas inovadoras ao alunos para uma melhor aprendizagem
Metodologia:
A oficina será  ministrada pela professora multiplicadora Maria do NTE e terá a colaboração das  professoras da STE Cláudia Adriana e Judite.
Atividades a ser desenvolvidas:
·         Acolhida
·         Apresentação do vídeo “Educar é tudo” disponível  youtube..
·         Apresentação dos sites
Site para ser explorado pela Educação Infantil
Site para ser explorado pelo 1º e 2º ano
Após a exploração dos sites será distribuído o planejamento de aula da sala de tecnologia para as professores escolher um atividade que lhe chamou atenção para planejar uma aula para levar seus alunos a Sala de Tecnologia.

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA


Este faz parte de uma série de Projetos Elaborados e Sugeridos pelos multiplicadores deste Núcleo de Tecnologia Educacional, aos Professores das STEs, para que estes repassem e auxiliem os professores Regentes a executá-los.
Contribuindo desta forma para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e disseminando o uso das tecnologias por meio de Projetos.
         
Título do Projeto: Semana da Pátria: A Cidadania se Faz a cada Momento
Órgão Coordenador e Executor
Escola _____________________________________
Autoria:
Maria Madalena Ribeiro Moleiro
Nelci Hasper
Professoras Multiplicadoras do NTE de Naviraí/MS

Período de realização do Projeto:
Semana da Pátria
Responsáveis pela execução:
Professor da STE, Coordenadores e Professores Regentes.
Público Alvo:
Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA
Disciplinas Envolvidas:
História, Geografia, Português, Artes e Educação Física
Duração:
Uma semana

JUSTIFICATIVA
As datas comemorativas, muitas vezes vão ficando esquecidas e perdendo seu verdadeiro significado, onde se prioriza o feriado e não a importância da data.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.   
Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·     Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de:
·         Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·         Refletir sobre o que é ser patriota;
·         Comemorar as datas cívicas do nosso país;
·         Incentivar o amor à Pátria;
·         Conhecer melhor a nossa história;
·         Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·         Incentivar o amor à Pátria;
·         Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
·         Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·         Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·         Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido ao longo da semana da Pátria, buscando envolver as disciplinas de História, Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Educação Física e/ou das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.
Para isso será apresentado antecipadamente o projeto aos professores da STE e coordenadores pedagógicos. O professor da STE, com o apoio da coordenação pedagógica buscará apoio para a execução das atividades junto aos professores regentes das referidas disciplinas.
No último dia, haverá uma comemoração especial (com a presença dos pais), para encerramento do projeto. Onde será feito as apresentações artísticas e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
 Após o encerramento do projeto, as ações serão publicadas no Blog e Site da Escola.
DESENVOLVIMENTO
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, danças, vídeos, entre outros.
Abertura:
29/08/2011- Hasteamento das Bandeira ao som do Hino Nacional e da Independência (com imagens Históricas da Independência). 
Hino da Independência com letra e imagens:
Pronunciamento da Direção Escolar sobre a Semana da Pátria.
17:00 h - descimento da Bandeira Nacional.
Ensino Fundamental I - Sugestão de atividades em sala de aula para 1º e 2º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
·         O que é a Pátria
·         O que aconteceu no dia 7 de setembro
·         A figura de D. Pedro I
·         Os símbolos da Pátria
·         O grito da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 1º e 2º Ano
Sugestão de atividades em Sala de Aula para  - Ensino Fundamental I - 3º, 4º e 5º Ano
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
    • O que é a Pátria
    • O que aconteceu no dia 7 de setembro
    • A figura de D. Pedro I
    • Os símbolos da Pátria
    • O grito da Independência
    • A vida no Brasil antes e depois da Independência
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE para 3º , 4º  e 5º Ano
Sugestão de atividades em sala de aula para - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio
Primeiro dia em sala de aula: Conversas e discussões sobre
·         O que é a Pátria
·         O que aconteceu no dia 7 de setembro
·         A figura de D. Pedro I
·         Os símbolos da Pátria
·         O grito da Independência
·         A vida no Brasil antes e depois da Independência
·         O que é ser patriota hoje no Brasil?;
·         Cidadania - como colocá-la em prática?;
·         Como vive a maioria dos brasileiros?;
·         A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
·         A importância do voto.
OBS.: O objetivo é fazer uma sondagem de tudo o que os alunos sabem sobre o assunto.
Sugestão de atividades na STE - Ensino Fundamental II- EJA e Ensino Médio:
  • Visitar o site: Exposição da Independência  - Mostra virtual sobre fatos importantes do século XIX. Aproveite para viajar com a Turma pela história!
Sugestão de atividades na STE – Músicas:
·         Site com diversas sugestões de trabalhos com música, sobre o tema em questão: Dinâmicas e Atividades :
·         Música  Meu país de Zezé di Camargo e Luciano  música Raíz que fala desta terra produtiva (Brasilllll).  Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança ou peça teatral.
·         Música  AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso Cantora Gal Costa  Com base na Música, pode ser feio uma encenação, dança  ou peça teatral.
Música País tropical  Ivete Sangalo

Sugestão de atividades na STE – Vídeos:
·         A Independência do Brasil
·         Vídeo crítico sobre o Museu do Ipiranga e a independência
·         Vídeo dos museus e marcos históricos
·         Hino da Independência com letra e imagens
·         Hino da Independência
Outras Atividades:
·         Concurso do Hino Nacional - Paródia;
·         Coro falado;
·         Slogan;
·         Poesias;
·         Danças;
·         Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
·         Interpretação de textos;
·         Confecção de faixas;
·         Palavras cruzadas;
·         Caça-palavras;
·         Charge;
·         Seminário;
·         Debates.
Culminância/Comemoração:
  • Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
  • Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
  • Brasil sempre Brasil;
  • Apresentação de danças;
  • Dramatização de peças teatrais;
  • Exposição de textos e poemas;
  • Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
  • Gincana (conforme anexo II)
  • Jogral
  • Coro falado
  • Mensagem exaltando o Brasil
  • Cartazes
Recursos Tecnológicos Utilizados:
  • Computadores;
  • Projetor Multimídia;
  • Câmera Digital e filmadora;
  • Rádio;
Estratégias utilizadas:
·         Vídeo   
·         Músicas
·         Pesquisa
·         Discussão   
·         Leitura de texto.   
·         Trabalho de Grupo   
·         Produção de texto
·         Produção de Mural
·         Apresentação das Ações    
Recursos Humanos:
·         Todos os professores;
·         Voluntários;
·         Todas as turmas do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais.
·         Todas as turmas de EJA e Ensino Médio.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo. Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o relacionamento com os colegas.