12 de nov. de 2008

MATRÍCULA DIGITAL

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está implantando a matrícula digital em mais oito municípios. O programa já existe em Campo Grande e Dourados e neste ano estará também em Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Anastácio, em Navirai serão nas escolas Antonio Fernandes, Eurico Gaspar Dutra, Juracy Alves Cardoso, J.K. e Vinicius de Moraes, contemplando aproximadamente 6.500 alunos.
Em Navirai o NTE será a Central de Matricula, portanto nos dias 13 e 14 de novembro será realizado uma capacitação com os diretores, secretários e assitente administrativo para o bom êxito da matricula digital.
A matrícula digital atenderá os 55.964 alunos já matriculados na rede estadual de ensino nesses municípios e que estarão confirmando suas matrículas. Estarão envolvidas 166 escolas, correspondendo a 45% das unidades escolares estaduais. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.
A matrícula digital facilita a escolha da escola, utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. Nos demais municípios, o procedimento será o convencional. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio, EJA e educação profissional.
O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na rede estadual de ensino. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Em Navirai acorrerá do dia 17 a 26/11. Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se a unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno deverá renovar (efetivar) a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 à 06 de janeiro de 2009. Vale reforçar que a confirmação de permanência é necessária para os alunos que irão permanecer na mesma instituição de ensino onde estão matriculados no ano de 2008 e a mesma não dispensa a efetivação da matrícula, que deverão ser efetuadas por pais ou responsáveis para alunos menores de 18 anos.
A segunda etapa é para as matrículas novas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. O interessado deverá acessar os endereços eletrônicos
www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br , de qualquer computador conectado a internet - seja em casa, na escola ou nas centrais de matrículas.
Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para escola selecionada caso ela tenha vagas. A SED orienta para os estudantes ficarem alertas com o cronograma de seu município.





Nenhum comentário: