28 de jun. de 2012


Alunos da Escola Vinicius de Moraes lançam filme baseado no livro “Tosco”


Foi lançado na manhã desta terça-feira (26), no cine Oriente, o filme TOSCO, encenado pelos alunos da Escola Estadual Vinícius de Moraes de Naviraí.
Em duas sessões, o filme foi exibido pela primeira vez aos alunos que participaram do filme e também para os demais alunos do 6° e do 2° ano do Ensino médio.
As cenas do filme foram gravadas na escola e também em uma casa em frente à escola e em alguns comércios da cidade.
Segundo a professora Elisângela Custodio, que dirigiu o filme juntamente com o professor Wesley Aparecido, o filme foi baseado em um livro chamado TOSCO, escrito por Gilberto Mattje, filósofo, teólogo e psicólogo, especialista em Psicanálise e mestre em Psicologia Social.
O livro Tosco faz parte de um projeto desenvolvido em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, pela Secretaria Estadual de Educação. Mas, em Naviraí, os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino médio, foram além: fizeram o filme sobre algumas cenas do livro, cuja história é sobre um menino que, devido à criação rude oferecida pelos pais no decorrer de sua vida, constantemente cometia várias atitudes “toscas”, como: violência, uso de drogas e bebidas, entre outras. Porém, com a ajuda de uma amiga e um Professor que, vendo aquele menino bonito, com um potencial enorme, perceberam que tinham de ajudá-lo a se livrar das tantas atitudes toscas que vinha cometendo. Assim, passaram a conversar com ele para que mudasse suas atitudes, pois era um menino bom.
Percebendo a grandeza da amizade e acolhendo os conselhos, o menino foi se regenerando e passando confiança a seu professor, tornando-se um jovem cheio de qualidades boas. Por fim, transformou-se em um homem de atitudes íntegras, muito diferentes daquelas que cometia quando ninguém se importava com ele.
Segundo a professora Elisângela, o filme serve de reflexão para os alunos. “Devemos sempre ajudar nossas crianças, motivando-as a serem alguém na vida, por meio de palavras bonitas e sinceras e, principalmente, com atitudes que possam valorizar o seu potencial, já que muitas delas escondem por não terem oportunidades”.
Além dos diretores do filme, professores Elisângela Custodio e Wesley Aparecido, houve participação importante da Coordenadora do Projeto Tosco, professora Danielle Ziroldo e da direção da Escola, professora Valdenira de Oliveira e da Diretora Adjunta, Maria Anita Cunha.


Diretores do filme e coordenadora do Projeto.
Protagonista em sua formatura.

Nenhum comentário: