4 de mar. de 2011

NTE de Naviraí lança o

I Concurso de Blog - EDUCABLOG





O Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí, lança o 1º Concurso de Blogs – “EDUCABLOG” promovido por esta núcleo nos meses de março até agosto de 2011.


Este projeto faz farte do conjunto de ações deste NTE a serem desenvolvidas para implementar uma política contínua de uso pedagógico das tecnologias de comunicação e interação na comunidade escolar e os demais municípios de jurisdição do NTE de Naviraí, com o objetivo de fomentar e promover o uso dos computadores e das ferramentas disponíveis na web para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar nos referidos municípios. Envolverá direção, coordenação, professores regentes, professores das salas de tecnologia educacional, alunos e a comunidade.

OBJETIVO GERAL


Promover o uso dos blogs como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informações nas escolas, enquanto ferramenta instigadora de interação e construção coletiva de conhecimento dentro e fora do espaço escolar.



REGULAMENTO DO CONCURSO EDUCABLOG 2011


DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

O Concurso EducaBlog é uma ação do Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí para promover o uso de blogs como ferramentas pedagógicas nas Escolas Estaduais e Municipais do jurisdicionadas ao NTE de Naviraí.

DAS INSCRIÇÕES E DA PREMIAÇÃO


 - DAS INSCRIÇÕES

Cada escola poderá concorrer com um único blog.

 - DA PREMIAÇÃO

O concurso premiará:

• os três primeiros colocados, dentre os blogs inscritos;
• 1º prêmio: NOTEBOOK
• 2º prêmio: NETBOOK
• 3º prêmio: FILMADORA

• um blog escolhido pelos internautas em votação on line por meio de enquete.

Prêmio: NOTEBOOK

AVALIAÇÃO
Serão avaliados por uma comissão julgadora composta por convidados, conforme o edital.

DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS

Podem participar do concurso, as escolas estaduais e municipais de ensino fundamental e médio dos municípios de abrangência do NTE de Naviraí.

As inscrições devem ser realizadas entre 08/03/2011 à 18/03/2011 , através do formulário disponível nos endereços: http://nte-navirai.blogspot.com ou www.nte-navirai.webnode.com  

• A comissão organizadora publicará no mesmo site a confirmação dos inscritos;


• O blog participante será acessado em um link no blog do NTE, no seguinte endereço http://nte-navirai.blogspot.com, na lista de links identificada como EducaBlogs.

DA COMISSÃO JULGADORA

I. A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE de Naviraí. Estes jurados não devem pertencer ou residir na região de abrangência do concurso, e devem ser, necessariamente, sujeitos envolvidos em atividades de educação e/ou tecnologias: preferencialmente professores/multiplicadores que atuem em outros NTEs do estado e webdesigners ou webmasters que atuem em instituições educativas ligadas a COTEC. Não podem participar da comissão julgadora, os multiplicadores do NTE que promove o concurso. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento. Estes checklists deverão ser respondidos durante o período de avaliação. E ao final deste período, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação dos resultados obtidos.

DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO


II. A avaliação será realizada entre 21 de março a 08 de julho de 2011. Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e a interação no blog durante este período. A atualização do blog e a interação ocorridas durante o período de férias ou recesso escolar serão avaliadas positivamente pela comissão julgadora.

DOS RESULTADOS


III. O resultado do concurso será divulgado durante o III encontro de professores das STE da Jurisdição de Naviraí a ser promovido pelo NTE de Naviraí em Agosto de 2011, em data a ser definida.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

I. Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1.Conteúdo:


• O blog deverá ter seus objetivos claramente informados no blog e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema do blog;

• O blog deve ser atualizado continuamente, pelo menos duas vezes por semana;

• O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola ou professor);

• Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, com disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.

• O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

• Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada ‘duplicação de conteúdos’ na Internet, creditando sempre o autor do texto citado.

• O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos de hipermídia que visem ao aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente creditados.

2. Design

• O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da(s) páginas(s). A fonte deve ter tamanho e uso adequados, podendo se utilizar de recursos como negrito, itálico entre outros destaques, em textos, parágrafos ou palavras específicas.

• O blog deverá conter imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado. Toda imagem deve ser creditada ou deve ser citada no final da postagem a origem ou site de onde se extraiu a imagem ou o informar o autor da(s) mesma(s). Será avaliado negativamente o blog que não fizer os devidos créditos, pois o mesmo estará incorrendo na violação de direitos autorais.

• O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema e nome do mesmo, com informações específicas sobre a escola. Os cabeçalhos personalizados também serão considerados na avaliação de design. Serão consideradas as informações e a criatividade nas imagens utilizadas no nome ou título do blog que se apresentarem no cabeçalho.

• Serão considerados elementos de página obrigatórios: perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições de cunho educacional; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas pelos usuários que usam conexões de baixa velocidade.

3. Interação

• O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem, pois serão avaliados no aspecto interatividade;

• Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;

• Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;

• Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade na ferramenta.

. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o NTE de Naviraí.

. Os casos omissos serão julgados forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.

Comissão Organizadora
Multiplicadores do NTE de Navirai
Apoio COTEC

Observação importante: os prêmios serão definidos em breve e divulgados aqui no blog.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário: