29 de set. de 2010

FORMAÇÃO PELA ESCOLA


Nos dias 18 e 22 de Setembro finalizou mais uma turma do Formação Pela Escola com o módolo Fundeb, com um total de quarenta e um cursistas, onde mesmo são funcionários de várias escolas municipais e estaduais de Naviraí-MS, tendo diretores, coordenadores, professores, secretários, administrativos e conselheiros do Fundeb.


Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.Veja as fotos dos cursistas do Formação Pela Escola:



28 de set. de 2010

Sala de leitura é inaugurada em
Escola Estadual de Naviraí


Alunos, professores e toda a comunidade da EE Antonio Fernandes podem contar agora com a Sala de Leitura “Manuel Sanches Gabriel”. O espaço foi muito bem recebido por toda a escola: “Queremos que a criação deste espaço sirva de motivação para outras comunidades escolares”, diz a coordenadora pedagógica Margareth Inácio Pereira de Moraes.

A coordenação da escola preparou carteirinhas e formulou um horário de leitura para cada turma. O próximo passo é transformar a sala em biblioteca. A escola acredita que um espaço dedicado aos livros estimula o gosto pela leitura e como resultado melhora a interpretação de texto e a escrita.
Exame de certificação recebe inscrições até o dia
10 de outubro


Foram prorrogadas para 10 de outubro as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro.

Mais informações acesse
Portal MEC

Escola Estadual de Itaquiraí realiza Feira de Ciências



Com o tema “Ciências e Tecnologia: desvendando os mistérios do corpo humano”, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EE Manoel Guilherme dos Santos apresentam hoje a segunda edição da Feira de Ciências

A feira, desenvolvida pelos alunos com ajuda de todos os professores e demais profissionais da escola, é aberta para toda a comunidade, que poderá conferir os trabalhos até às 20 horas.

Curso Conhecendo o Geogebra


O Núcleo de Tecnologia de Naviraí Oferece o curso :
Conhecendo o Geogebra
Início do curso: 11 de outubro de 2010.
Duração: 20 horas, na modalidade à distância
Público alvo: Professores de Matemática.
Local das inscrições: procure o professor da STE de sua escola.

24 de set. de 2010

FINALIZAÇÃO DO CURSO TICS EM NAVIRAÍ, IGUATEMI E MUNDO NOVO

O último encontro do curso TICS ocorreu no dia 09 de setembro de 2010 nas cidades de NAVIRAÍ, ELDORADO, IGUATEMI E MUNDO NOVO.
Iniciamos com uma vídeo conferência com o diretor Mauricio Cândido, que expressou sua imensa satisfação em estar participando desse último encontro, finalizou agradecendo a participação de todos e parabenizando os concluintes do curso.
Todos cursistas manifestaram sua satisfação de estar finalizando o curso com grande sucesso, pois o mesmo proporcionou grandes mudanças em seus planos de aulas enriquecendo com novas tecnologias.
Após apresentação dos trabalhos finais dos cursistas, foi colocada uma exposição de fotos de todos os cursistas durante sua trajetória em todas as unidades, após essa etapa todos foram convidados para participar de uma dinâmica bastante divertida onde muitos poderam rir de si mesmo e descontrair com os colegas. Para finalizar foi oferecido um maravilhoso coquetel oferecido pela Escola, que nos proporcionou um momento de descontração, finalizando com chave de ouro esse curso que com certeza será muito válido a todos que conseguiram concluir.
Parabéns a todos os cursistas e tutores.
· Dayane Aparecida de Oliveira Costa
· Jackeline Cerri Nabarro
· Josy kellen Scudeler
· Dulce Maria

21 de set. de 2010

SED realiza curso “Formação em Tutoria” no NTE de Campo Grande


Os professores selecionados para atuar como tutores do Programa Formação pela Escola participaram, semana passada, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o FNDE/MEC, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande.

Os 33 novos tutores, municipais e regionais, receberam treinamento da tutora Rute Soares, que falou sobre o módulo inicial – Competências Básicas e da técnica Maria Isabel Dutra, do FNDE/MEC, que capacitou a turma para a utilização do SIFE – Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola; e do ambiente de aprendizagem – MOODLE.

Para saber mais informações veja o link:http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=119637&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213

Livros didáticos 2011 poderão ser escolhidos até 4 de outubro

Educadores, gestores, dirigentes das redes de ensino estadual, municipal e federal, que oferecem alfabetização e educação de jovens e adultos no país, têm prazo até 4 de outubro para escolher livros e coleções didáticos que serão utilizados em 2011. A relação das obras está no Guia do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos do MEC.
Leia matéria completa em:


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15879:livros-didaticos-2011-poderao-ser-escolhidos-ate-4-de-outubro&catid=204&Itemid=86

Abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA/2010



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, no exercício de suas atribuições, mediante Edital n. 2, publicado no Diário Oficial da União n. 175, de 13 de setembro de 2010, seção 3, pág. 42, estabelece:
· o ENCCEJA/2010, no nível de conclusão do ensino fundamental, será realizado no dia 12 de dezembro de 2010, nos seguintes horários, atentando para o horário de Brasília/DF:
· período matutino: das 08h30 às 12h30 - Prova IV - Ciências Naturais e Prova III – História e Geografia;
· período vespertino: das 14h30 às 19h30 - Prova I - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Prova II: Matemática;
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no endereço:
http://www.encceja.inep.gov.br/inscrição, das 8 horas do dia 13 até 23h59 do dia 26 de setembro, atentando para o horário de Brasília/DF.
Caso o inscrito não receba o seu cartão de confirmação de inscrição até dia 16 de novembro de 2010, o candidato deverá:
- entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161;
- acessar o endereço eletrônico
www.encceja.inep.gov.br/consulta, na opção de acompanhamento da inscrição.
Os candidatos inscritos ano passado (2009) deverão confirmar a inscrição, sendo necessária a utilização do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado.
Os candidatos deverão estar atentos ao site do INEP, acima divulgado, para quaisquer comunicados pertinentes ao exame.

Fonte:
Coordenadoria de Educação Básica
COEB/SUPED/SED

14 de set. de 2010

Término do Curso de Introdução a Educação Digital


Foi realizado no dia 13/09 o encerramento do curso de Introdução a Educação Digital, nas turmas de Iguatemi. Neste momento foram realizadas as apresentações dos projetos por parte dos cursistas, bem como uma confraternização.



Desfile de 7 de setembro


O município de Naviraí, realizou no dia 07 de setembro de 2010, o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
Participaram do evento, diversas escolas municipais, estaduais, e também o Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí, participou do desfile cívico do dia 07 de setembro de 2010, com o tema “Educação Futurística”.


8 de set. de 2010

Curso de Mídias na Educação divulga processo seletivo


A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Extensão em Mídias na Educação, nível de extensão, na modalidade à distância.

Para ver o edital na Integra acesseo no link a seguir http://www.ead.ufms.br/portal/index.php?templat=vis&site=466&id_comp=60&id_reg=523&voltar=home&site_reg=466&id_comp_orig=60
onde consta : veja a integra do edital

fonte: http://www.ead.ufms.br/portal/index.php?templat=vis&site=466&id_comp=60&id_reg=523&voltar=home&site_reg=466&id_comp_orig=60