28 de set. de 2009

Inicia o curso Formação Pela Escola em Naviraí


Nesta quarta-feira (23) aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Naviraí o primeiro encontro do curso “Formação pela Escola”, destinado a toda a comunidade escolar, ou seja, a professores gestores e funcionários administrativos, alunos e pais de alunos. Cabe aos tutores do núcleo dar suporte pedagógico aos cursos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o professor Maurício Cândido, Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional em Naviraí, “estamos fechando um ciclo de cursos, objetivando atingir todos os pilares da educação: com os professores regente foram trabalhados os cursos: Linux Educacional, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), Geogebra, Tux Paint, Informática Básica, Portal do Professor e Manutenção de Micro-computadores, enquanto para diretores das escolas estaduais e municipais em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esta sendo desenvolvido um curso de especialização; para os funcionários administrativos do setor educacional de nível médio é oferecido o Profuncionário”, explicou o diretor.
Maurício salientou também que na atual conjuntura onde Mato Grosso do Sul está com escolas estaduais totalmente informatizadas, se justifica o investimento na capacitação continuada à distância em tecnologia com os professores, gestores funcionário de nível médio e comunidade para que possamos ter uma escola mais justa e igualitária para todos.
CAPACITAÇÃO
O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola que está iniciando, consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Para Maurício Cândido, “Naviraí é mais uma vez referência que é na educação participando dessa parceria entre o Fundo Nacional de Educação (FNDE), Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e Gerência Municipal de Educação (Gemed) e sai na frente na busca de conhecer, conscientizar e utilizar-se deste programa do Formação pela Escola”, concluiu o coordenador do NTE de Naviraí.


NTE de Naviraí capacitou nova turma no Curso de Introdução à Educação Digital - Linux Educacional



No período de 14 a 18 de setembro de 2009, o Núcleo de Tecnologia Educacional através do multiplicador Émerson Luiz de Oliveira ministrou o curso de Introdução à Educação Digital - Linux Educacional, para professores da rede municipal e estadual de ensino de Eldorado. O curso foi realizado na Sala de Tecnologia Educacional da escola estadual 13 de Maio, com carga horária de 40 horas, sendo que parte desta foi presencial e outra parte será à distância.
Este curso tem como objetivo capacitar esses professores para utilizarem, de forma sistematizada, os recursos tecnológicos disponíveis para a educação, utilizando a plataforma do Sistema Operacional Linux.
O multiplicador Émerson agradece a presença das professoras da STE desta escola que ajudaram na execução deste curso, dos cursistas, bem como a Secretaria Municipal de Educação de Eldorado , que contribuiu para que seus professores pudessem participar dessa capacitação.









23 de set. de 2009

NTE de Naviraí capacitou nova turma no Curso de Introdução à Educação Digital - Linux Educacional


Nos dias 11 e 12 de setembro de 2009, o Núcleo de Tecnologia Educacional ministrou o curso de Introdução à Educação Digital - Linux Educacional, para professores da rede municipal de ensino de Japorã e para os professores das STE de Naviraí, que ainda não tinham recebido a capacitação nesse curso.
O curso foi realizado na Sala de Tecnologia Educacional do NTE, com carga horária de 40 horas, sendo que parte desta foi presencial e outra parte será à distância.
Este curso tem como objetivo capacitar esses professores para utilizarem, de forma sistematizada, os recursos tecnológicos disponíveis para a educação, utilizando a plataforma do Sistema Operacional Linux.
A equipe do NTE agradece a presença dos cursistas, bem como a Secretaria Municipal de Educação de Japorã , que contribuiu para que seus professores pudessem participar dessa capacitação.


10 de set. de 2009

Inauguração da Sala de Tecnologia Educacional de Jacareí -Município de Japorã



No dia 26/08/2009, o Diretor Mauricio Candido, e a Multiplicadora Maria Madalena Ribeiro Moleiro, do NTE de Naviraí, estiveram reunidos com o Prefeito Rubens Freire Marinho, o Secretário de Educação Nivaldo Dias Lima, com a Direção, com os pais e alunos da Escola Municipal José de Alencar, para inauguração da STE desta Unidade Escolar.
Foi uma grande festa, pois professores e alunos esperavam ansiosos por esta sala que muito contribuirá para melhoria do ensino e aprendizagem.







1 de set. de 2009

Morumbi recebe capacitação em Curso "Introdução à Educação Digital - Linux Educacional"


Morumbi recebeu a equipe do NTE, nos dias 28 e 29/08/2009 para a realização do Curso de Introdução à Inclusão Digital - Linux Educacional, que estava previsto para este ano. O mesmo foi ministrado na Escola Estadual Silo Vargas. O Curso tem como público-alvo professores da rede pública de ensino, com o objetivo de capacitar esses professores para utilizarem, de forma sistemática, os recursos tecnológicos disponíveis para a educação, utilizando a plataforma do Sistema Operacional Linux. No entanto, também atendeu a coordenação pedagógica e secretaria. A equipe do NTE agradece a receptividade com que foi recebida por todos.









NTE DE NAVIRAÍ INICIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO” OFERECIDO PELA PUC RIO


No dia 05 de Agosto o Nte de Naviraí participou do encontro inaugural do curso de Especialização Lato Sensu 'Tecnologias na Educação" oferecido pela PUC-RIO realizado em Campo Grande - MS.