28 de set. de 2009

Inicia o curso Formação Pela Escola em Naviraí


Nesta quarta-feira (23) aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Naviraí o primeiro encontro do curso “Formação pela Escola”, destinado a toda a comunidade escolar, ou seja, a professores gestores e funcionários administrativos, alunos e pais de alunos. Cabe aos tutores do núcleo dar suporte pedagógico aos cursos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o professor Maurício Cândido, Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional em Naviraí, “estamos fechando um ciclo de cursos, objetivando atingir todos os pilares da educação: com os professores regente foram trabalhados os cursos: Linux Educacional, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), Geogebra, Tux Paint, Informática Básica, Portal do Professor e Manutenção de Micro-computadores, enquanto para diretores das escolas estaduais e municipais em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esta sendo desenvolvido um curso de especialização; para os funcionários administrativos do setor educacional de nível médio é oferecido o Profuncionário”, explicou o diretor.
Maurício salientou também que na atual conjuntura onde Mato Grosso do Sul está com escolas estaduais totalmente informatizadas, se justifica o investimento na capacitação continuada à distância em tecnologia com os professores, gestores funcionário de nível médio e comunidade para que possamos ter uma escola mais justa e igualitária para todos.
CAPACITAÇÃO
O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola que está iniciando, consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Para Maurício Cândido, “Naviraí é mais uma vez referência que é na educação participando dessa parceria entre o Fundo Nacional de Educação (FNDE), Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e Gerência Municipal de Educação (Gemed) e sai na frente na busca de conhecer, conscientizar e utilizar-se deste programa do Formação pela Escola”, concluiu o coordenador do NTE de Naviraí.


Um comentário:

maucandido disse...

Gostaria de parabenizar a professora Nelci e Dayane, pelo belissimo trabalho que esta realizando frente a formação pela escola, e desejar a elas sucesso.

Mauricio